top of page

5 Vilarejos Europeus de Colina que Vão Te Encantar

Atualizado: 11 de jul.


Vilarejo Italiano no topo de colinas: Pitigliano

Sou totalmente cosmopolita e não moraria em outro lugar que em uma grande cidade. Adoro a energia e diversidade de Paris, Nova York e Londres


Mas me encanta descobrir pequenos vilarejos com sua simplicidade e riqueza cultural. Eles transbordam charme e revelam histórias em cada rua estreita, casa, igreja ou muralha. E, me apaixono quando esses vilarejos se erguem no topo de colinas, encostas ou penhascos!


Eles se revelam após uma curva de estrada, e aparecem no alto, ou ao longe, majestosos! 


Imagine dirigir por estradas secundárias entre campos de lavandas e dar de cara com uma cidade sobre um penhasco, flutuando entre as nuvens. Ou avistar de longe um castelo medieval suspenso no mar, cercado por bancos de areia! É como entrar em um portal para um mundo mágico, cheio de mistérios.


O tempo parece desacelerar. As pessoas te recebem com um sorriso caloroso e a beleza natural se revela em cada canto.


Nossa aventura nos levará a cinco dos melhores vilarejos europeus de beleza medieval e charme histórico, que me conquistaram:


Vamos embarcar em uma jornada inesquecível pelas charmosas vilas empoleiradas no topo das colinas. Cada uma com sua história única, cultura vibrante e paisagens pitorescas.

Podemos ganhar uma comissão pelas compras feitas através dos links abaixo, sem nenhum custo para você

Expedia

Pesquise seu voos no Expedia. Compare as opções de voos várias companhas aéreas e escolha a melhor combinação entre tempo de voo e preço.


Hotels.com

Encontre o hotel perfeito para sua aventura. Defina seu orçamento e as cidades em que vai ficar. Escolha entre milhares de opções a que tornará a sua estadia inesquecível! Um dos nossos sites de reservas preferido.   


Viator e GetYoutGuide

Descubra os melhores tours guiados e atividades. Explore o que a região tem a oferecer com a ajuda de um guia que explicará cada detalhe histórico, cultural! Seguros e confiáveis!


Airalo

Fique conectado em qualquer lugar do mundo logo que descer do avião. Escolha seu plano e tenha um e-sim Airalo!


RentCars

Explore com liberdade e no seu próprio ritmo com um carro alugado através RentCars. Compare os preços e reserve! Pague em reais e parcele!


Vilarejos Italianos

Destinos históricos e autênticos 


  • Explore aldeias medievais que parecem ter saído de um conto de fadas, como Gordes na França e Bagnoregio na Itália. Muitas aldeias no topo de colinas têm uma história rica que remonta a séculos.

  • Construídas durante a época medieval, mantiveram a sua arquitetura antiga e encanto originais. Ao passear pelas ruas estreitas e becos, você sentirá que voltou no tempo. Explore marcos históricos, desde antigos castelos até fortificações medievais. Uma viagem cultural pelos encantos europeus.

Vistas panorâmicas de tirar o fôlego

  • Contemple paisagens deslumbrantes dos campos de lavanda da Provença ou dos desfiladeiros da Espanha. Seja no topo de um castelo medieval ou passeando pelas ruas da vila, você terá uma vista privilegiada. A posição elevada proporciona amanheceres e entardeceres mágicos. 

Vilarejos Italianos

Tranquilidade e ritmo de vida lento


  • Desfrute da atmosfera relaxante e acolhedora das aldeias, onde o tempo parece desacelerar. As ruas são repletas de cafés encantadores, e mercados locais, oferecendo uma visão da vida quotidiana dos aldeões.

  • A ausência de ruído e trânsito contribui para a tranquilidade. Apenas relaxe e recarregue energias. A não ser, claro, que o fluxo de turistas seja tão grande que atrapalhe esta paz. 


Experiências únicas e inesquecíveis. 


  • Descubra tradições locais e culinária deliciosa que farão você se apaixonar por cada lugar. Nestas aldeias, o sentido de comunidade é forte e as tradições importantes. Festivais, feriados locais e refeições comunitárias são comuns.


Prepare-se para uma viagem inesquecível pelas aldeias mais mágicas da Europa.


Aldeias no topo de colinas, como o próprio nome sugere, tem uma localização estratégica no topo de uma colina ou montanha. O local foi escolhido para fins defensivos, como uma barreira natural contra invasores. Hoje, estas aldeias oferecem uma fuga do caos da vida quotidiana.


A relevância histórica destas aldeias gera esforços de preservação que protegem os seus antigos edifícios. É possível ainda encontrar residentes vivendo em estruturas centenárias. Estas são mantidas com técnicas e materiais tradicionais. Uma experiencia autêntica para conhecer e mergulhar no contexto histórico da região.


Os mais belos vilarejos no topo das colinas que você precisa visitar


Com tantas aldeias no topo de colinas espalhadas, é difícil decidir quais visitar. Para ajudar, aqui estão algumas das mais belas que você precisa adicionar à sua lista de viagens.


Gordes França: o charme provençal no topo da colina


Castelo de Gordes - França

Gordes é uma das aldeias mais bonitas da Provença, e classificado como um dos mais belos vilarejos da França. É conhecida por suas charmosas casas brancas de pedra calcária e ruas estreitas. No topo de uma colina, a 340 metros de altitude, oferece vistas impressionantes dos campos de lavanda e oliveiras do vale do Luberon. É um destino perfeito para quem busca charme rústico.


Abadia de Sénanque - Gordes, França

Explore o Château de Gordes, um castelo medieval transformado em museu de arte. Mergulhe na Abadia de Sénanque, um refúgio cisterciense do século XII.


Gordes está rodeada de olivais e vinhas, uma paisagem distintamente provençal. Mergulhe nos sabores da Provença em pratos com ingredientes frescos e locais. Não se engane com a simplicidade, existem vários restaurantes premiados na região!


Se você planeja viajar pela Provence, não se esqueça de incluir Gordes no seu roteiro. Fica a menos de 1 hora de Avignon ou pouco menos de 2h de Marseille! A estrada de Avignon vale cada minuto. Linda!


Civita di Bagnoregio, Itália a "Cidade que morre"


Vilarejos Italianos: Civita de Bagnoregio

Bagnoregio é uma aldeia medieval situada no topo de um penhasco de tufo vulcânico. Acessível apenas por uma ponte estreita, oferece uma sensação de isolamento e mistério. É um lugar ideal para os amantes de história e arquitetura.


Devido à sua localização em cima de uma formação rochosa em constante erosão, é chamada da "cidade que morre". A ação do tempo tem causado o colapso das bordas da cidade, que vem diminuindo ao longo dos séculos.


A cidade é rica em história. Seu isolamento ajudou a preservar a arquitetura medieval e o estilo de vida dos poucos habitantes que ainda moram por lá. 


Perca-se em suas ruas de paralelepípedos, admire as casas de tufo! Visite o Palácio do Bispo, um marco do século XVI com vistas de tirar o fôlego. Explore antigas adegas escavadas na rocha e pequenas capelas.


A atmosfera surreal e melancólica de Civita di Bagnoregio faz é o sonho de qualquer fotógrafo!


A 120 km de Roma, pode-se chegar a Bagnoregio de trem ou de carro em menos de 2h. Sugiro que combine em uma única viagem as 2 aldeias mais charmosas da Itália Bagnoregio e Pitigliano. Ficam a menos de uma hora de distância!


Ronda, Espanha - a cidade dos contrastes


Vilarejos da Espanha: Ronda

Ronda é famosa por sua localização dramática, dividida por um desfiladeiro profundo. A Puente Nuevo, que conecta as duas partes da cidade, oferece vistas espetaculares. A ponte levou 42 anos para ser concluída e é um feito impressionante de engenharia do século XVIII.


Ronda é rica em história e cultura, com suas praças charmosas, igrejas antigas e a famosa Plaza de Toros.


Nas montanhas da Andaluzia, oferece uma mistura única de influências mouriscas e espanholas. 


Ronda pulsa com contrastes. De um lado, a Cidade Velha. Um labirinto de ruas brancas e casas mouriscas, com a icônica Plaza de Toros, uma das mais antigas da Espanha.

Do outro, a Cidade Nova, vibrante e moderna. Visite a Ponte Nueva, uma obra-prima da engenharia do século XVIII que atravessa o desfiladeiro El Tajo.


Os monumentos como banhos árabes e palácios, fazem de Ronda um destino fascinante. A cidade é uma excelente base para explorar o vizinho Parque Natural Sierra de las Nieves. Desfrute de caminhadas, observação de pássaros e da beleza natural da paisagem andaluza.


Pode-se chega a Ronda vindo de Sevilha ou de Málaga, aeroportos mais próximos. De lá alugue um carro e aproveite para visitar toda a região.


Encantos medievais de Mont Saint Michel na França


Mont Saint Michel - França

Monte Saint-Michel é uma pequena ilha rochosa na costa da Normandia. É coroada por uma abadia beneditina e cercada por muralhas defensivas. Durante a maré alta, a ilha parece flutuar no mar, criando uma visão mágica. 


Conhecida como a "Maravilha do Mundo Ocidental, tem ruas estreitas, lojas charmosas e mar deslumbrante. 


Mont Saint Michel

As marés que cercam o Monte Saint-Michel aumentam o seu fascínio místico. A ilha pode ser acessada a pé durante a maré baixa, mas fica cercada por água na maré alta. Com a maré baixa pode-se ir a pé até a aldeia, e depois de uma longa escadaria (365 degraus), chegar a Abadia.


Informe-se sobre os horários das marés e hospeda-se uma noite no Mont St Michel. Observar a maré subindo é um espetáculo a parte! Em 20 minutos o Monte torna-se uma ilha! No dia seguinte, com a baixa da maré, volte ao continente. 


Patrimônio Mundial da UNESCO, a ilha é um destino de peregrinação há séculos. É também uma das atrações turísticas mais visitadas da França. E como tal, é absolutamente lotada.


Tente chegar bem cedo, ou no final do dia para ver as marés e compre seu ingresso para a abadia online. Apesar dos inúmeros parkings, eles ficam bem cheios rapidamente.


Tudo é muito organizado. Um ônibus gratuito sai de 5 em 5 minutos, levando dos parkings ao sopé do morro. Se estiver em forma, vá a pé em 40 minutos, para depois enfrentar os 365 degraus até a abadia. O passeio pela praia é lindo.


O Mont St Michel fica a 4h de carro ou trem de Paris. Pode-se apenas passar uma noite e voltar, ou aproveitar e conhecer a Normandia e/ou Bretanha. As duas regiões ao norte da França são simplesmente sensacionais!


Pitigliano: descobrindo a Toscana autêntica:


Pitigliano, Itália, é uma encantadora vila etrusca, situada em um penhasco na Toscana. É conhecida por seu cenário pitoresco e rica história. Pitigliano é chamada de “Pequena Jerusalém” devido à sua ligação histórica com a comunidade judaica.


Explore o Bairro Judaico, um dos mais bem preservados da Europa. Visite a Catedral de San Gregorio, um belo exemplo da arquitetura barroca. Delicie-se com a culinária toscana autêntica e, admire o sol se pôr sobre o vale, criando um espetáculo de luzes e cores.


Sinagoga de Pitigliano - Italia

A visita a sinagoga teve um forte impacto em mim. Uma das poucas intactas, é decorada com madeira dourada, e ainda é ativa. É o único lugar da cidade que mantém 2 policiais armados para segurança.


A mistura de herança cultural e beleza natural faz de Pitigliano uma joia escondida! 

A chegada a aldeia é espetacular! Uma estrada estreita e de repente, olhando para cima, uma cidade quase que balançando em um penhasco. Almoçe em um dos restaurantes da praça, com vistas incríveis.


Pitigliano possui uma rede de túneis subterrâneos escavados no tufo macio da região. Serviram como abrigo para os moradores durante guerras e conflitos.


Nenhum passeio pela Toscana pode deixar de fora Pitigliano. E, como comentei acima, aproveite para conhecer também Bagnoregio! A aldeia fica a pouco mais de duas horas de carro de Roma.


Explorando vilarejos no topo das colinas: dicas e truques


Visitar uma aldeia no topo de uma colina é uma experiência única e gratificante, mas tem alguns desafios. Aqui estão algumas dicas e truques para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua viagem.


Use sapatos confortáveis

As ruas íngremes e muitas vezes irregulares das aldeias no topo das colinas podem ser difíceis de caminhar. Use sapatos confortáveis e resistentes. Saltos altos e sandálias não são recomendados, pois podem ser perigosos em ruas sinuosas.


Os paralelepípedos podem ser escorregadios quando molhados. E muitas aldeias têm escadas e declives que exigem calçado adequado.


Prepare-se para o clima

Prepare-se para variacões bruscas de temperatura. Traga chapéu e protetor solar para se proteger do sol e capa de chuva ou guarda-chuva em caso de chuvas inesperadas. Vestir-se em camadas é sempre a melhor alternativa.


Note que muitas destas aldeias têm pouco abrigo nas ruas. Uma capa de chuva ou guarda-chuva leve e dobrável pode salvar sua vida durante chuvas repentinas. Um chapéu de aba larga pode protegê-lo do sol do meio-dia.


Abrace a cultura local

Uma das melhores maneiras de vivenciar um vilarejo é abraçar a cultura local. Experimente a cozinha, participe de um festival e interaja com os simpáticos aldeões. Você obterá uma compreensão mais profunda da história e do modo de vida da cidade.


Explorando o patrimônio arquitetônico dos vilarejos europeus


As aldeias de Gordes, Bagnoregio, Ronda, Monte Saint-Michel e Pitigliano são jóias escondidas na Europa. Cada uma com sua história, cultura e beleza únicas. Ao visitar essas aldeias, você vivenciará a autêntica vida rural europeia. Uma viagem cultural pelos encantos históricos da Europa!


Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page