top of page

Desbravando o Deserto do Atacama: Guia de Viagem Definitivo

Atualizado: 10 de jun.




Características do Atacama


Descubra a beleza única do Deserto do Atacama, um dos destinos mais fascinantes do mundo. Com sua paisagem deslumbrante, clima extremo e cultura rica, o Deserto do Atacama oferece uma experiência imperdível.


O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, por mais de 1.000 km ao longo da Cordilheira dos Andes. É considerado um dos lugares mais secos da terra, com uma precipitação anual média inferior a 1 milímetro. É também um dos mais antigos desertos do mundo.


Prepare-se para uma aventura incrível! O clima no Deserto do Atacama é seco, com céu azul e ensolarado na maioria dos dias. As temperaturas podem variar drasticamente entre o dia e a noite (de 10 a 15o). Explore as paisagens espetaculares, desde os Salares de Atacama até o Vale da Lua. Lá, formações rochosas e dunas de areia criam uma paisagem lunar única e impressionante.


Venha descobrir toda a magia do Deserto do Atacama neste guia de viagem!


Imperdíveis


Aldeia de Tulor : uma Vila com mais de 3 mil anos. Lá viveram as primeiras comunidades agrupadas, dedicadas aartesanato, cerâmica e agricultura.


Pukara de Quitor : Parte do tour arqueológico a 3 kms de San Pedro de Atacama (possível ir de bicicleta e ou a pé). Foi construída no século XII sobre um talude inclinado que forma parte da Cordilheira de Sal. Foi restaurado em 1981 e declarado Monumento Nacional em 1982.


Vale da Morte-Vale da Lua e Cordilheira de Sal :Três Marias, Anfiteatro, Porta do Sol. Deixe este passeio para a tarde, já que o por do sol de lá é um espetáculo a parte. Observe a formação das rochas, escute seu estalar, escale montanhas.



Termas de Puritama: Chamada comumente de “Hot Springs”. É um rio quente que se desprende da pedra. A temperatura da agua é de geralmente 33 C, aproveite para banhar-se.


Lagoa Cejar e Olhos de Salar: Possível banhar-se na agua salgada e flutuar sem nenhum esforço. A paisagem é espetacular!


Gêiser de Tatio, com suas colunas de vapor subindo das profundezas da Terra. Localizado a 4200 metros acima do nível do mar a uns 100 Kms de distancia da cidade. Apresenta alguns dos mais altos gêiseres do mundo. É também o terceiro maior local de gêiser na Terra com mais de 80 ativos. Na volta passe pelo povoado de Machuca.



Salar de Atacama e Lagoas Altiplanicas : Miscanti e Miniques. Observatório de flamengos, povoado de Toconao epovoado de Socaire. Conheça o grupo de lagoas de cores impressionantes situadas a 4.220 mts de altitude.




Vale do Arco-íris: Zona de montanhas de múltiplas cores (ocre, verde, preto, púrpura, café, violeta). Um deleite para os olhos.


Rio Grande- A 90 Kms de San Pedro de Atacama em direção a Calama. Este povoado com cerca de 96 habitantes, se dedica ao cultivo de milho, legumes, batatas e a criação de ovelhas, lhamas, e cabras. As construções são de pedras encaixadas com argamassa de barro tetos de palha e barro com viga de madeira de cactos.


Salar de Tara - A 4500 metros de altitude (o ponto mais alto chega a 4900 metros). O caminho e longo mas bem pavimentado. Chega-se até a Reserva Nacional dos Flamengos, Monges de Pacana, Catedral e ao lago de sal Tara. A fauna é abundante e a paisagem deslumbrante em todos os momentos.


Cultura e História


O Deserto do Atacama é habitado há milhares de anos por comunidades indígenas, como os Atacameños. Essas comunidades preservam uma rica herança cultural. Realizam festivais tradicionais que celebram a conexão entre a natureza e o povo local. Além disso, o deserto também abriga vestígios arqueológicos fascinantes, como os petróglifos de Yerbas Buenas.


Hierbas Buenas - No caminho de Rio Grande. Este lugar, em épocas pre hispânicas, era utilizado pelas caravanas como lugar de descanso.


Outros passeios


Visite o Salar de Uyuni: é a maior planície de sal do mundo, localizada na fronteira com o Chile, na Bolívia. O Salar fica a 450 km de San Pedro, sendo necessários uns 3/4 dias adicionais para fazer este passeio.


O Deserto do Atacama tem céus claros e escuros, o que o torna um dos melhores lugares para observar as estrelas. Faça um passeio para observar as estrelas ou encontrar um lugar escuro no deserto e apenas olhe para cima.




Visite o Atacama Large Millimete (ALMA): é um observatório de radiotelescópio. É um dos telescópios mais poderosos do mundo usado pelos astrónomos estudar o universo. Admire o design futurista!


Melhor época para visitar o deserto do Atacama


O Deserto do Atacama pode ser visitado o ano todo. A melhor época é durante a primavera (setembro a novembro) ou outono (março a maio). As temperaturas estão mais amenas.


Cuidados Especiais


Devido à altitude e ao clima seco, é importante beber bastante água e evitar fazer esforço físico excessivo. Ajuste-se primeiro! Folha de coca é muito usada para enjoos e dor de cabeça!


Use protetor solar para evitar queimaduras solares.


Por favor, respeite o meio ambiente. O Deserto do Atacama é delicado, por isso não deixe rastros.


O Deserto do Atacama é um destino inesquecível, repleto de maravilhas naturais. Uma oportunidade de se conectar com a natureza e se maravilhar com a sua grandiosidade.


Prepare-se para uma jornada fascinante! Deixe-se surpreender por tudo que o Deserto do Atacama tem a oferecer.


Guia de Viagem: Onde Ficar


Para quem busca conforto e luxo, Atacama oferece inúmeras opções de hoteis 5 estrelas, all inclusive. Em geral, ficam afastados do centro. A vantagem é que oferecem todos os passeios, a um custo adicional, com transporte e guia do próprio hotel.


Pessoalmente recomendo ficar em San Pedro do Atacama, para poder a noite desfrutar dos restaurantes e bares do centro da cidade.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page