top of page

Porto e Vila Nova de Gaia: destino para quem ama Portugal

Atualizado: 6 de jul.



Introdução:


Na margem norte do rio Douro a cidade do Porto, apaixonante e encantadora e na margem sul, Vila Nova de Gaia onde originariamente famílias burguesas de Porto mantinham suas quintas!


Porto, uma cidade histórica e cultural:

Porto é Patrimônio da Humanidade desde 1996. Um passeio pelo centro velho é uma verdadeira viagem através da história.


Uma das cidade mais velhas de Portugal, carrega uma herança de mais de 2.000 anos, que se expressa perfeitamente através da rica herança arquitetônica: romana, gótica, renascentista, barroca.


Principais Pontos turísticos:


A Catedral do Porto foi renovada em um estilo Barroco. A Torre do Clérigos e a Igreja de Misericórdia desenhadas por Nicolau Nassoni, famoso pela sua arte de estilo Barroco e Rococó. E, o Monastério de Santa Maria que faz parte da Rota do Românico, percurso por 58 monumentos pelo Norte de Portugal.


Monumento Nacional desde 1910, O Palácio do Freixo, construído também por Nassoni é um dos mais notáveis monumentos do barroco português. O jardim foi desenhado segundo a tradição italiana, com esculturas e com uma incrível vista sobre o rio.


Se puder, recomendamos dormir por uma noite no Hotel Palácio do Freixo Pousada de Portugal que lá funciona.


Percorra o centro a pé ou de bonde apreciando calmamente os incríveis prédios. Não deixe de entrar na livraria Lello, magnifica com suas prateleiras de madeira entalhadas a mão, escada central e o teto de vidro colorido.


Gastronomia é outro ponto forte da cidade, que oferece frutos do mar e bacalhau preparados das mais diversas formas! Va ao Café Majestic fundado em 1921, muito tradicional, observe os lustres art deco e saboreie a rabanada.

Outro passeio imperdível pela Baixa Porto, com suas ruas estreitas e casas de azulejos coloridos, movimento de comércio intenso e agito de restaurantes e cafés a beira do Rio.


Sente-se na esplanada e aprecie a vista. Passeie de barco por baixo das 6 pontes que cruzam o rio e ganhe uma nova perspectiva da cidade.


Para se locomover entre o bairro alto - Batalha e Baixa Porto, pegue o Funicular dos Guindais, localizado perto da ponte Luis I, construído em 1891 e totalmente recuperado, que oferece uma vista magnifica do rio .


Vila Nova de Gaia, a cidade do vinho do Porto:


Como ir de Porto a Gaia? Simplesmente atravesse pela parte baixa a ponte Luis I. E chegará a margem do rio que abriga as caves.


Porto também deu nome a famosa bebida e vila Nova de Gaia. Abriga as caves e uma infinidade de adegas abertas para degustação. A cave Ferreira, fundada em 1751, tem uma papel proeminente na história do vinho do Porto. É produtora do incrível (e caro) vinho tinto Barca Velha, e de outros deliciosos como Quinta Da Leda. Experimente!

Outras caves que merecem visita: Sandeman e Taylor's.


Para ir da cidade baixa de Gaia a alta, pegue o teleférico e em um percurso que dura cerca de 5 minutos, aproveite a vista espetacular de Porto, Gaia e do Rio!


Dica de hotel inesquecível: The Yeatman – vista e serviço sensacionais.


Conclusão


Porto e Vila Nova de Gaia são encantadoras. Cheias de história e cultura que merecem ser exploradas!


Se você tiver mais tempo não deixe de visitar o parque florestal de Amarante e sua linda cidade. Um paraíso natural e histórico!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page